Sobre a Escola

POR Portal 01/08/2011

Sobre a Escola

 

Quem somos

 

Os Adventistas do Sétimo dia começaram sua busca por uma Educação Integral e de Qualidade, com o propósito de oferecer aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

Educação Adventista está presente em mais de 160 países, representada por 7.883 instituições, com um corpo docente de aproximadamente 90 mil professores comprometidos na formação de aproximadamente 1,8 milhão de alunos.

 

Missão

 

Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos educandos, nos aspectos físicos, intelectuais, sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes e úteis à comunidade, à pátria e à Deus.

 

Visão

 

Ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios étco-cristãos, com ampla participação no setor educacional.


Obetivos

 

  • • Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria
  • • Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta
  • • Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus
  • • Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e contrução do conhecimento em favor do bem comum, tendo como ferramentaria as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos
  • • Promover a aquisição de hábitos saudáveis por meio do conhecimento do corpo e das leis que o regem
  • • Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo
  • • Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço de Deus e à comunidade
  • • Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos
  • • Favorecer o desenvolvimento da autoestima positiva, do sentido de aceitação e de segurança
  • • Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais: amar ao próximo como a si mesmo.

 

O que a Educação Adventista pensa sobre a religião?

 

O termo religião comumente é usado referindo-se a alguma denominação específica. Assim, se alguém pergunta a uma pessoa “qual a sua religião?”, ela responderá: “A minha religião é a Católica”; ou, “A minha religião é a Batista”; ou, “A minha religião é a Adventista”; e assim por diante. Contudo, seu significado e propósito vão além desse uso. Derivado do latim religare, religião é um termo que dá a idéia de “religar”, “restabelecer”, “reconectar”, no sentido de resgatar um relacionamento anteriormente existente, mas que foi interrompido por algum motivo. No âmbito espiritual, refere-se ao ato do ser humano restabelecer o relacionamento com um Ser Divino, Deus. De modo geral, as escolas estão interessadas em oferecer aos estudantes os conteúdos de cada disciplina, o que entendem ser um programa de educação. As Escolas Adventistas fazem algo mais, entendem o estudante como um ser humano integral, pleno, holístico, ou seja, alguém dotado das capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais, espirituais e que, como tal, deve ser atendido em todas essas dimensões no seu processo educacional. Afinal, ao ir para a escola ele não leva consigo apenas uma ou duas dessas dimensões e deixa as outras à parte. Ao ir para a escola ele vai como é: um ser humano. Com essa compreensão, a Escola Adventista busca proporcionar, em seu programa de educação, todas as informações necessárias para que o estudante se desenvolva plenamente. Assim, ele tem acesso aos conteúdos propostos para o aprendizado em cada disciplina (âmbito cognitivo), participa de diversas atividades, como esportivas, sociais, ambientais, arte, lazer e muitas outras (âmbito físico, social e emocional), e também é estimulado a restabelecer e desenvolver amizade com Deus, por meio das aulas de Ensino Religioso, programações especiais e outros procedimentos (âmbito espiritual). Quando uma pessoa se dispõe a religar-se a Deus, a restaurar esse relacionamento de amizade, é comum que as atitudes de sua vida passem a ser pautadas pelas orientações estabelecidas por Ele, e o que se percebe quando isso ocorre é que a qualidade de vida dessa pessoa modifica-se para melhor, sensivelmente, nos diversos aspectos (saúde, intelecto, relação interpessoal, relacionamento familiar, objetivos de vida, cuidados ambientais e tantos outros). Oferecer ao estudante uma educação que se limita à transmissão do conhecimento apresentado nos livros, e às explicações desses conteúdos é importante, mas, é deixar de olhar o aluno como de fato ele é. E, negar-lhe o conhecimento de Deus e de Suas orientações, é privá-lo de um conhecimento que proporciona possibilidades de ampliar sua qualidade de vida. A Escola Adventista vai além. Ela busca olhar e atender o estudante enquanto ser humano, em toda sua completude. Ela oferece o conhecimento necessário para o desenvolvimento cognitivo/intelectual, pratica as atividades apropriadas para o desenvolvimento físico e social, proporciona as relações necessárias para a estruturação emocional, e também oferece o incentivo adequado para a satisfação das necessidades do âmbito espiritual, para o religare. Assim, por entender que educar é preparar a pessoa para os diversos aspectos da vida, é que a Escola Adventista tem estreita relação com a religião, e estimula sua prática. E a sua visão em relação à religião é aquela exposta acima, de que ela é mais do que o nome de uma denominação, mas uma experiência pessoal de retorno à amizade com Deus, de ter com Ele um relacionamento que promova qualidade de vida e expectativas positivas quanto ao futuro.